UMA UNÇÃO POR R$ 900,00

Nelson Alvim Nelson Lucas Alvim

Não poderia deixar de comentar o que vi no último sábado 08/08/09 no programa Vitória em Cristo. Um famoso pregado norte-americano foi entrevistado pelo apresentador do citado programa e fez algumas afirmativas no mínimo inusitadas. Gostaria de ponderar sobre algumas delas:
1 – O entrevistado disse que Deus estaria fazendo coisas que nunca fez antes.
Fiquei pensando se um pouco de teologia ajudaria e a lógica seria de auxílio. Teologicamente falando a única coisa ou o único segredo guardado desde a eternidade por Deus e manifesto foi a salvação pela graça na pessoa de Seu bendito Filho. Isto o apóstolo Paulo fala em profusão em suas cartas. (Rm. 16:25; Ef. 1:9-10; 3:4; Col. 1:26-27 etc.) Então a afirmação do entrevistado está equivocada e errada em termos teológicos. O que tinha de revelar de forma magnífica e espetacular Deus o fez na Pessoa de Jesus Cristo. Quanto o entrevistado afirma que Deus fará coisas que nunca fez antes, ele está afirmando que Deus é um grande covarde e discriminador de pessoas, pois, as que viveram antes de nós foram privadas dessas bênçãos que os que vivem nos chamados fins dos tempos terão direito, segundo o pregador norte-americano. Não encontro na Bíblia nada que me assegure que Deus tenha preterido os cristãos das gerações passadas e que tenha reservado bênçãos inusitadas para os cristãos do presente. Sempre as bênçãos de Deus foram íntegras para todos os cristãos em todos os tempos. IIPe. 1:3 diz: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude”.
2 – O entrevistado interpreta os termos vinho e azeite que aparecem em Apoc. 6: 5-6 como o sangue de Cristo e o Espírito Santo. Estou estudando o livro de apocalipse em minha igreja há quase um ano e nunca encontrei tal interpretação. Já pesquisei em mais de vinte comentários bíblicos e nenhum autor aludiu a tal interpretação, nem como uma heresia no passado. O entrevistado falou como se estivesse descoberto a roda e o fez de um modo empolgadíssimo. Toda interpretação do entrevistado foi alegórica do princípio ao fim. Isso é forçar o texto dizer o que originalmente não era seu propósito. O cavalo preto sempre foi interpretado, pelos grandes exegetas e teólogos, como representante da fome. Aponta para um tempo de carestia e inflação. Na época de Cícero, com um denário se comprava doze litros de trigo e vinte e quadro de cevada, mas em Apocalipse capitulo seis o dinheiro ganho por um dia de trabalho daria para comprar um litro de trigo e treis medidas de cevada, o que aponta para um período de escasses e inflação. Vinho e azeite, para alguns comentaristas simbolizavam produtos consumíveis somente pela classe mais abastada, mas outros entendem como um limitador para crise que ocorrerá segundo o texto sagrado. Vinho e azeite nunca foram interpretados como símbolos do Sangue e Cristo e do Espírito Santo. Daí poder-se esperar qualquer afirmação de tal interprete.
3 – O entrevistado afirmou categoricamente que nos últimos dias haveria uma unção especial, unção esta denominada de unção financeira. Nunca soube que no Novo Testamento houvesse unção financeira. Reconheço e aceito unção do Espírito Santo, mas unção financeira, isso é demais! Como se Deus fosse um agente financeiro celestial pronto a inundar cristãos com riquezas materiais infindáveis. Se isso fosse verdade por que o apóstolo Paulo não recebeu essa unção em sua vida? Ele teve de trabalhar para garantir seu sustento. O próprio Filho de Deus disse que não tinha onde reclinar sua cabeça, apesar das aves terem seus ninhos e as raposas seus covis. Promessas como estas somente apontam para esta vida como um fim em si mesma. A Palavra de Deus nos mostra a transitoriedade desta vida e que devemos ter nossos tesouros nos céus onde a traça e a ferrugem não consomem e onde os ladrões roubam. Ela nos alerta para cuidarmos para que onde estiver nosso tesouro ai estará nosso coração. Teologia da prosperidade somente desvirtua.
4 – O entrevistado afirmou que se quiséssemos que Deus nos desse a tal unção financeira deveríamos fazer um compromisso. Isto aponta para um problema que já vem há tempos. Deus espera que o homem tome a iniciativa para que Ele depois possa agir. Deus aguarda a iniciativa do homem. A Palavra aponta em outra direção. A salvação é iniciativa de Deus e não do homem. As bênçãos advêm da graça de Deus. Tudo é pela graça. Mas o entrevistado afirmou que se primeiro assumíssemos um compromisso financeiro a benção viria depois. Agora o interessante é o compromisso que deveria ser assumido tinha expressão financeira, R$ 900,00.5 – R$ 900,00 seria uma semente para receber a unção financeira.O porquê dos R$ 900,00 é por estarmos no ano de 2009 e nove é número de completude. 2008 era o ano do início e 2009 anos de ser completo. Nunca vi tanta imaginação assim em minha vida. Como se pudéssemos interpretar a Bíblia somente por sua numerologia. Supondo que 2009 é o ano de completude, por que a oferta não poderia ser de R$ 9,00, ou de R$ 90,00 ou mesmo de R$ 190,00? Minha esposa me perguntou: e quem não pode dar os R$ 900,00 ficará fora da unção financeira? Fiquei imaginando se 1000 pessoas enviassem tal oferta a arrecadação seria de R$ 900.000,00. Se 1.000.000 enviasse tal oferta o montante seria de R$ 900.000.000,00.6
– Terminando vou comentar somente mais uma fala do entrevistado. Ele afirmou que quando essa unção financeira, que vem de Deus, chegar até os ofertantes Deus tirará a enfermidade e enviará um anjo. Nunca soube que unção financeira cura enfermidade e tem capacidade de enviar anjo à casa de ninguém. Parece que a imaginação prevalece sobre os princípios da Palavra. O que também me espantou foi a incisividade no apelo para que os telespectadores doassem os R$ 900,00. O entrevistado exerceu uma enorme pressão dizendo mais ou menos assim: não deixe terminar este programa. Vá agora para o telefone. Não deixe passar esta unção. Quem tudo quer tudo perde, já dizia o velho ditado popular. Depois o apresentador do programa anunciou que a oferta poderia ser feita por depósito identificado, boleto bancário ou cartão de crédito. Que boca grande!
Conclusão: este evangelho pregado por tais pessoas é estranho à Bíblia. O problema do homem não é falta de dinheiro, mas seu pecado que o afasta do Criador. Cristo veio resolver este problema. Nenhum escritor do Novo Testamento afirmou tais coisas que o entrevistado disse. Mas estamos caminhando para o caos no meio evangélico. O apresentador do programa se vê como a bola da vez. Parece que Deus só fala através dele. Parece que somente ele prega o evangelho neste país via as diversas mídias. Sou radicalmente contra qualquer envio, de qualquer quantia financeira, para tais pessoas. A Palavra de Deus nos diz que o único lugar onde devemos entregar nossas ofertas e dízimos é em nossa igreja local, da qual somos membros. Tele-evangelistas não substituem a igreja local. Cultos televisivos não são opções aos cultos normais em nossas igrejas. Isso é distorção da verdade. Na hora em que um contribuinte, desses ministérios, passar por uma crise existencial, enfermidade, perde seu emprego e etc., tais tele-evangelistas nunca serão encontrados para ajudar. Sobrará para os pastores das igrejas locais.Precisamos voltar para simplicidade do Evangelho e usarmos os mais de 100.000.000.000 de neurônios que o Senhor Deus nos deu afim de não nos tornarmos joguete nas mãos de alguns.
Soli Deo Gloriae
Pr. Luiz Fernando R. de Souza

2 comentários

  1. alan fabiano Says:
  2. Isso é um verdadeiro adulterio espiritual,o que eu achei mais impressionante foi alguns segundos antes do "profeta" profetizar o tamanho da unção apareceu o valor dela no rodapé da televisão.

    A pergunta é essa: o que se passa no coração dos pregadores e pastores donos de programas em rede nacional, será que eles são de fato nossos ou estão saindo do meio de nós?

    Que Deus nos abençoe e nos dê discernimento espiritual para não sermos enganados pela Teologia que não emana do Espirito de Deus.

    .... muitos farão de vós negócio. Disse Pedro.

    Alan

     
  3. Anônimo Says:
  4. Estou perplexo de como as coisas mudam, pois a bem pouco tempo atrás o Pr Sillas Malafaia, se auto intitulava um Apologético, defensor da pureza da doutrina.....
    não sei se a doutrina mudou ou se o pastor mudou..
    precisamos de uma resposta urgente!!!