O Marketing a serviço da Salvação

Nelson Alvim Nelson Lucas Alvim

Não sou formado em marketing e nem conheço a fundo do assunto, trago apenas a experiência de mais de 15 anos como professor de Administração Eclesiástica e auto conhecimento adquirido por leituras diversas.
Mas hoje, quando lia um currículo, me deparei com um termo que me chamou a atenção, a palavra Pricing, logo curioso quis saber que área de atuação pertence tal vocábulo, descobri então, que a mesma faz parte dos 4 “P”s do marketing, sendo:

1. Product -------------------1. produto
2. Price ----------------------2. Preço
3. Promotion ---------------3. Promoção
4. Place ---------------------4. Praça (Ponto de venda)



Diante do proposto vamos analisar essas quatro variáveis do marketing e aplicá-la ao contexto da igreja Cristã Evangélica.


Produto - qual é o produto da igreja, acho que isso é unânime, nosso principal produto é a salvação, a igreja existe por causa da salvação, toda sua atividade gira em torno desde elemento. Diante disso, tentaremos responder a seguintes questões do marketing:
Quais os diferentes tipos de design aplicado ao nosso principal produto e como ele tem sido apresentado ao “cliente”? Apresentação da salvação no seio da igreja precisa ser feita de forma clara, fácil e chamativa.
Qual o diferencial da concorrência? Porque a salvação é essencial e em quê ela supera aquilo que a concorrência oferece, isso facilita o entendimento da necessidade do produto.
Qual é a marca da salvação? O “S” da Sadia, o Coca Cola e o “M” do Mcdonald, são marcas que identificam o produto, essas marcas valem milhões. A marca da salvação ou símbolo, desde o início tem sido o sacrifício na cruz de Cristo, precisamos avaliar como temos tratado nossa marca, ou ela se tornou algo ultrapassado e sem funcionalidade?
Quais as especificações apresentada na salvação? Quando procuramos um produto, procuramos na embalagem sua utilidade, origem e tudo que o mesmo pode oferecer. A embalagem pela qual oferecemos a salvação deve ser clara, não pode ser enganosa e revelando a verdade sobre o produto produto.
Qual a política de garantia? Quando buscamos um produto a garantia conquistada pela marca influencia nossa escolha, alguém sempre diz ”essa marca é muito boa”. No contexto da salvação precisamos concretizar a garantia da marca, pois descaracterizamos a marca, quando oferecemos coisas alem ou aquém da realidade do produto.
Um Fator especial para aceitação do produto é a embalagem. A Embalagem identifica o produto, precisamos rever a embalagem pela qual apresentamos a salvação, se ela é chamativa, se revela o produto e se contem todas as informações necessárias, pois afinal de contas ninguém que levar “gato por lebre”.

Preço - Quando buscamos um produto existe um fator essencial para nossa decisão, as condições de pagamentos, o numero de prestações, desconto e o crediário ou financiamento, tudo isso nos faz decidir. No caso da salvação, é preciso deixar claro o preço a pagar, ou seja, o que eu preciso dispor para obtê-la, o que preciso fazer e como fazer para adquirir a salvação. Isso as vezes não é esta muito claro comprometendo assim a decisão do “cliente”.

Promoção – Um princípio básico do marketing, penso eu, é aquilo que não existe eu não desejo, aquilo que não conheço não procuro, por isso a necessidade de Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Trade Marketing e Promoções. É importante divulgar a salvação, se o produto é bom, atende ao mercado, supre as necessidades, deve ser conhecido. A promoção da salvação não pode ficar aquém da divulgação da metodologia, do representante ou mesmo do “diretor presidente”, Salvação é o nosso principal produto o carro chefe dessa empresa que se chama igreja.

Praça – Onde levar o produto, onde apresenta-lo, quais os locais de necessidade do nosso produto? Você vê Coca Cola no Brasil, na Alemanha, na Índia, no Japão, porque os diretores entenderam que o mundo precisa do seu produto, para isso usaram, Lojas, Canais de distribuição, Logística, Armazenamento, Distribuição. Se a salvação é necessária ao mundo e se é um produto eficaz, se foi trabalhado sua embalagem, se tem preço acessível e se há uma política de promoção do produto incontestável que é o testemunho daqueles que experimentaram, diante do exposto urge levar a salvação a todas as praças, por isso deveríamos investir um pouco mais no nosso produto principal, fazendo-o chegar a todos os mercados, sejam estes consolidados ou emergentes, não importa, o mundo precisa de salvação.
Temos um produto necessário, indispensável a todos, incluindo raças, povos e nações, só que o homem não conhece e não sabe de sua existência, não conhece a utilidade, desconhece sua necessidade diante de tal produto. Somos os representantes desse produto, chamado SALVAÇÂO. Cabe a nós, promover tal produto, buscando a melhor embalagem, enaltecendo o valor que é um diferencial, dando ao homem (cliente) uma visão da necessidade, para isso temos que traçar estratégias para alcançar todo homem em todas as praças, Assim fazendo, faremos do nosso produto (salvação) um acontecimento mundial, se nós mesmos não valorizarmos aquilo que representamos, fracassaremos na missão de torna-lo mundial.