DEÍSMO X TEÍSMO

Nelson Alvim Nelson Lucas Alvim

Deísmo

O deísmo é uma postura filosófico-religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas questiona a idéia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como uma via capaz de nos assegurar da existência de Deus, desconsiderando, para tal fim, a prática de alguma religião denominacional.
O deísmo pretende enfrentar a questão da existência de Deus, através da razão, em lugar dos elementos comuns das religiões teístas tais como a "revelação divina", os dogmas e a tradição. Os deístas, geralmente, questionam as religiões denominacionais e seu(s) deus(es) dito(s) "revelado(s)", argumentando que Deus é o criador do mundo, mas que não intervém, diretamente, nos afazeres do mesmo, embora esta posição não seja estritamente parte da filosofia deísta. Para os deístas, Deus se revela através da ciência e as leis da natureza.
É interessante dizer, que o conceito deísta de divindade não corresponde, necessariamente, ao que comumente a sociedade entende ser "deus". Ou seja, existem várias formas de se compreender aquilo que é, supostamente, transcendente ou sobrenatural. Então, Deus pode ser compreendido como o princípio vital, a energia criadora ou a força motriz do Universo. Todavia, não propriamente como um ser antropomórfico. Tal representação é específica das religiões fundamentalistas, os quais o deísta não considera como sendo a verdade.
O deísta não necessariamente nega que alguém possa receber uma revelação divina, mas essa revelação será válida apenas para a pessoa que a recebeu (se realmente a recebeu). Isto implica a possibilidade de estar aberto às diferentes religiões como manifestações diversas de uma mesma realidade divina, embora não crendo que nenhuma delas seja a "verdade" absoluta.
Muitos deístas podem ser definidos como agnósticos teístas, pois consideram que no dia-a-dia as ações humanas devem ser orientadas pelo pensamento racional.
Os deistas acreditam na possibilidade da existência de dimensões transcendentais. Contudo, não estão presos a nenhum tipo de mitologia ou dogma. Frequentemente, os deístas se encontram insatisfeitos com as religiões denominacionais, e apresentam, geralmente, algumas afirmações que os diferenciam dos religiosos convencionais ou teístas.
Afirmações deístas


Porcentagem de pessoas que disseram acreditar em algum deus em pesquisa realizada em 2005 na União Européia.
1- Acredito em um Deus, mas não pratico nenhuma religião em particular;
2- Acredito que a palavra de Deus são as leis da natureza e do Universo, não os livros ditos "sagrados" escritos por homens em condições duvidosas;
3- Gosto de usar a razão para pensar na possibilidade de existência de outras dimensões, não aceitando doutrinas elaboradas por homens;
4- Acredito que os ideais religiosos devem tentar reconciliar e não contradizer a ciência.
5- Creio que se pode encontrar Deus mais facilmente fora do que dentro de alguma religião;
6- Desfruto da liberdade de procurar uma espiritualidade que me satisfaça;
7- Prefiro elaborar meus princípios e meus valores pessoais pelo raciocínio lógico, do que aceitar as imposições escritas em livros ditos "sagrados" ou autoridades religiosas;
8- Sou um livre pensador individual, cujas convicções não se formaram por força de uma tradição ou a "autoridade" de outros;
9- Acredito que religião e Estado devem ser separados;

Teísmo

Voltamo-nos agora para o assunto de Teísmo. Entretanto, infelizmente, nem todos estão de acordo com o que "teísmo" significa, pois o termo e usado hoje em quatro sentidos diferentes. Apesar de apenas o ultimo deles ser realmente satisfatório, não podemos deixar de olhar brevemente os outros também. o termo "teísmo" e usado para, -

1. A crença em um poder ou poderes sobrenaturais, em um agente ou agente espirituais, em um ou muitos deuses. Este ponto de vista inclui todas as crenças num deus ou deuses qualquer que seja sua espécie ou número, e é contrario apenas ao ateísmo.
2. A crença na existência de apenas um Deus, quer pessoal ou impessoal, quer presentemente ativo no universo ou não. Este ponto de vista inclui o monoteísmo, panteísmo e deísmo e se opõe ao ateísmo, politeísmo e henoteísmo.
3. A crença em um Deus pessoal que e tanto transcendente quanto imanente e existe em uma só pessoa. Esta e a concepção judaica, maometana e unitária de Deus, e se opõe ao ateísmo, politeísmo, panteísmo e deísmo.
4. A crença em um Deus pessoal, tanto imanente quanto transcendente, que existe em três pessoas distintas, conhecidas respectivamente como Pai, Filho e Espírito Santo. Esta e a posição do Teísmo cristão e se opõe a todos os outros conceitos mencionados.
E uma forma de monoteísmo, só que não do tipo unitário e sim do trinitário.
o cristão afirma que, como todas as outras crenças mencionadas possuem uma concepção falsa de Deus, seu ponto de vista e o único realmente teísta. Deus se revelou e o homem é capaz de apreender esta revelação. Estes dois fatos formam os fundamentos do estudo teológico.

1 Responses to DEÍSMO X TEÍSMO

  1. Anônimo Says:
  2. PARABÉNS AO AUTOR DESTE PEQUENO ESTUDO. ESTÁ MUITO BEM RESUMIDO E EXPLICATIVO DE UMA FORMA QUE QUEM QUER TER UMA DEFINIÇÃO DO TEISMO E DEISMO FICA MUITO CONFORMADO. OBRIGADO.
    JHON